Marcadores

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Meia Noite em Paris


Midnight  in paris - 2011

Este filme ficou um tempão em cartaz aqui em BH e eu sempre na duvida por ir vê-lo ou não na telona. Acabou que o filme saiu de cartaz e eu tive que ir procurar outros meios de assistir, agora motivado – mais uma vez – pela indicação de melhor filme ao Oscar de 2012.

Gil (Owen Wilson) é um roteirista de destaque que esta em Paris para tratar de negócios, acompanhado de sua noiva e os pais dela. Porem ele não tem perspectivas positivas quanto ao seu trabalho até porque anda bem desanimado e frustrado. Mas estar na Cidade das Luzes faz com que Gil questione os rumos de sua vida através de uma metáfora bem construída na qual ele tem contato renomados escritores do inicio do século XX.

Não gosto muito do ator principal,  mas neste filme ele esta bem. Até porque o roteiro o ajuda bastante. Possuindo uma grande galeria de personagens, que mesmo com pouco tempo de tela são bem construídos,  Woody consegue amarrar referências artísticas e literárias de uma forma coesa, sem dar ao filme um aspecto “intelectoide”, já que são referencias conhecidas para quem tem o mínimo de interesse em arte ou literatura. Cheguei a ficar eufórico quando ele citou o Anjo Exterminador com o seu próprio autor.  A fotografia também compre um papel importante, servindo para marcar as mudanças que se ocorre no tempo.

O filme traz uma mensagem bacana sobre o passado e a nossa insatisfação com o presente. Fez-me recordar os tempos de colégio, que alguns colegas sonhavam viver na Idade Media. Como o filme mostra sonhar com o passado é correr da realidade por não estar satisfeito com o presente.

IMDB: 7,8
NOTA: 9/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário