Marcadores

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Amadeus

Amadeus - 1984
 Fiquei o ano passado inteiro esperando para ver este filme, e acabou que foi o ultimo filme que vi em 2011. Não por acaso, no dia do meu aniversario, um presente que dei a mim mesmo, sem saber de sua grandiosidade. Passei também quase 2 meses tentando escrever sobre este filme, sem entregar demais, sem criar muita expectativa em quem tá lendo, para que, quando vissem, sentisse a mesma surpresa, o mesmo entusiasmo, a mesma alegria que eu.

Mais que um filme sobre Mozart, o filme trata da diferença entre a genialidade e o homem comum. E claro, de sentimentos como inveja, admiração, frustração e culpa. O Filme é sobre o celebre musico, mas seu foco esta em seu antagonista, Antonio Salieri, que tem aflorado em seu intimo todos os sentimentos descritos acima por causa de Amadeus, ou como dizia o próprio Salieri, Amado por Deus.
Após tentar suicídio um velho homem é internado em um sanatório, e a partir de seus delírios começamos a entender o porquê daquele sofrimento. E a sua relação com o homem, o músico, e o gênio chamado Amadeus Mozart.

A grande força do filme esta em seu roteiro, muito bem amarrado, muito bem conduzido em flashbacks que sempre nos tragam para entender melhor as angustias daquele homem, aquele homem que é interpretado por F. Murray Abraham, em sua melhor performance, e julgo dizer, uma das maiores e mais notáveis do cinema. Mas se destaca também toda a produção artística do filme, com belíssimos figurinos, uma ambientação mais que apropriada e imersiva e uma fotografia maravilhosa. E claro, não posso deixar de destacar a trilha sonora, linda, sublime, pontual. Pois se tratando de um filme sobre um musico, um dos maiores que já existiu, a musica tem um lugar de destaque, sem interferir hora nenhuma no roteiro, o deixando chato.

É um filme de encher os olhos, uma perfeita sincronização de todos os setores de uma produção cinematográfica funcionando em harmonia. Um ótimo roteiro,  magníficas interpretações, somados à uma ótima direção de arte e maravilhosas músicas que complementam o todo. fazendo deste filme uma experiência única e inesquecível. Cheguei a ficar surpreendido que o filme tenha sido feito no ano de 1984. ( Seria alguma relação com outra grande obra?)

IMDB:8,4
NOTA: 10/10

Recomendado a todos os seres humanos.




Um comentário: