Marcadores

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Canibal

Rohtenburg - 2006
Comprei esse DVD num saldão de locadora sem nunca ter ouvido falar do filme, apenas pelas informações do encarte. É um filme alemão que conta uma historia real de um canibal na Alemanha que encontra sua vitima pela internet. Mas o mais perturbador não é o assassino, mas sim o outro que aceitou de ser comido, inclusive, ele pediu e detalhou como gostaria de ser, digamos, degustado.

A narrativa é cheia de flashbacks já que o roteiro aborda a historia partir da investigação de uma garota, isso torna o filme um pouco parado também, mas o que mais me deixou encucado foi a parte psicológica da historia. Fiquei questionando como uma pessoa aceita ser morta desta forma. Tudo bem que ele era covarde demais para se matar, mas pedir para ser devorado é o cumulo da loucura. Algumas coisas chegam a parecer forçadas demais, mas por se tratar de um caso verídico pode ser sim, que a loucura de ambos chegaria naquele ponto. O longa também é recheado de cenas gays, já que um dos dois é homossexual, acho que os dois são.  

O longa chegou a ficar suspenso por um período já que o alemão Armin Meiwes ameaçou processar os realizadores do filme, dizendo que a produção poderia vir a estigmatizar sua imagem. Meiwes admitiu ter matado e consumido pelo menos vinte quilos da carne de Bernd-Juergen Brandes, porem alega que foi com seu consentimento. Ele pretende agora fazer um documentário contando a sua versão desta horripilante historia.

Achei o filme bem perturbador principalmente em seus minutos finais. Mesmo conhecendo a historia que o encarte praticamente entrega, vale a pena conferir pelo seu desenrolar e ver a relação entre aquelas duas pessoas. Porem é um filme de se assistir apenas uma vez, ou a cada 10 anos, já que é bem impactante da primeira vez que se vê, e isso meio que se perde posteriormente, até porque dificilmente vai ser esquecido. Se for assistir pensando que é um filme de terror provavelmente não vai gostar, é um filme que relata o crime abordando questões psicológicas e antropológicas.

IMDB: 5,1
NOTA: 8/10
Recomendado para quem tem estomago forte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário